sexta-feira, 23 de maio de 2014

Diet x Light: qual a diferença?

  As prateleiras dos mercados estão lotadas de produtos diets e lights, mas como saber qual é o produto ideal para a sua dieta?



Os produtos lights possuem um valor energético ou nutricional reduzido cerca de 25% em relação ao produto convencional.
Já os diets são destinados aos consumidores com restrições alimentares. Diferente do produto light, que tem a redução de 25% de um componente, o produto diet é isento de algum componente, podendo ser açúcar, gordura ou, até mesmo, proteína.
      Na prática, os produtos diets são, geralmente isentos de açúcar, direcionados às pessoas com restrições à açúcares e carboidratos como um todo. Os produtos lights devem ser consumidos com cautela por essas pessoas.
      Se você não tem nenhuma restrição médica pode consumir qualquer um desses produtos sem preocupação, mas com moderação, já que esses produtos podem ter altos níveis de sódio.
Também devemos ter muito cuidado com os produtos diets, quando a intensão da dieta é a perda de peso. Você sabia que um produto diet pode ser mais calórico ou gorduroso que o light ou mesmo o convencional? É o caso do chocolate, o diet tem mais gordura para manter a textura e o sabor! Portanto, se você não é diabético e está querendo economizar calorias, é melhor optar pelo light invés do diet!

Chocolates diets podem ser mais gordurosos


      E agora para complicar ainda mais nossas vidas, surgiram os refrigerantes Zero. Basicamente é uma jogada de marketing, para revitalizar um produto já existente. A Coca-Cola Zero era a Diet e antes ainda, era a Light (sim, mesmo não sendo denominada diet, ela não tinha açúcar). 
      Então a minha dica é sempre olhar atentamente os rótulos das embalagens e ler as informações contidas nelas. E, persistindo as dúvidas, consulte seu nutricionista!

Beijos e até semana que vem!

Para acessar as referências deste artigo clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário